quinta-feira, 11 de março de 2010

Alguns haikais

O haikai é um tipo de poesia milenar, advinda do Japão muito curtinha, com apenas três versos cada estrofe. O primeiro e o último versos têm cinco sílabas e o do meio tem sete sílabas.Geralmente, falam da natureza,que é um assunto tratado com muito carinho pelos japoneses.Eu conheci o haikai numa revista pedagógica muito boa do Ministério da Educação: a "Leituras", que trata de uma maneira poética e envolvente a arte da palavra,do texto e do ensino. Vale a pena pesquisar!

Bem, numa noite dessas eu fiz alguns haikais enquanto esperava meu ônibus chegar, no terminal do CPA 3. Eis os versos:

A cada dia
A cada longo dia
Sou consumida

São tantas coisas
Que o dia vem tomar
Até a noite

Cansada estou
Mas não vou desanimar
Até terminar

Todos os planos
Que cá dentro de mim há
Vou concretizar

Não adianta
O cansaço abalar
Firme vou estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário